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2022_bs_09_05_13.pdf.jpgBoletim de Serviço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, n. 09, de 13 de maio de 2022-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Instituto Nacional do Semiárido (Brasil) (INSA); Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)2022-05-13-
2021_bs_11_06_07_supl.pdf.jpgBoletim de Serviço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, n. 11 - Suplementar, de 07 de junho de 2021Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Instituto Nacional do Semiárido (Brasil) (INSA)-2021-06-07-
2021_06_02_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 02 de junho de 2021-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2021-06-02ARTIGOS: CABO SUBMARINO DE FIBRA ÓPTICA BRASIL-EUROPA É INAUGURADO EM PORTUGAL -- GOVERNO FEDERAL SANCIONA MARCO LEGAL DAS STARTUPS E DO EMPREENDEDORISMO INOVADOR -- SECRETÁRIO PAULO ALVIM DESTACA IMPORTÂNCIA DO MARCO LEGAL DAS STARTUPS EM FÓRUM DE INVESTIMENTOS BRASIL 2021 -- OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA TEM RECORDE DE INSCRITOS EM 2021 -- SEMPI/MCTI PARTICIPA DA 3° CONFERÊNCIA ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ÓTICA E FOTÔNICA -- INPE/MCTI PARTICIPA DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM APOIO A DESASTRES NATURAIS -- EMBRAPII/MCTI INVESTE EM INOVAÇÃO DO SETOR ELETROELETRÔNICO -- ATÉ 13 DE JUNHO - ESCOLA SIRIUS PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO GRATUITO
2021_05_21_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 21 de Maio de 2021-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2021-05-21ARTIGOS: BRASIL E REINO UNIDO DISCUTEM FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA -- MCTI E CREA-SP DEBATEM PARCERIA PARA FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS -- ENTIDADES DA INDÚSTRIA DO PARANÁ LANÇAM PARCERIAS NO SETOR DE BIOGÁS -- GIOVANNA MACHADO É A MAIS NOVA INTEGRANTE DA ACADEMIA PERNAMBUCANA DE CIÊNCIAS (APC) -- SIBRATECNANO ABRE EDITAL PARA PROPOSTAS DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS -- 22 DE MAIO, ÀS 9H30 – CIÊNCIA É TUDO FALA SOBRE O 5G E A INTERNET DAS COISAS --
2022_01_31_boletim_diario_mcti (3).pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 31 de janeiro de 2022-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2022-01-31ARTIGOS: MCTI PODE TER PARCERIA COM META EM CENTRO DE TECNOLOGIAS E CAPACITAÇÃO - MINISTRO DO MCTI PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA NACIONAL DE SERVIÇO CIVIL VOLUNTÁRIO -- MCTI E ABNT ESTUDAM PARCERIAS EM DIVERSAS ÁREAS -- GRANIOTER: MCTI SE REÚNE COM INSTITUIÇÕES PARA ALINHAR AÇÕES DO PROJETO -- COMITÊ TÉCNICO DE GESTÃO DE RISCOS DO MCTI FAZ PRIMEIRA REUNIÃO PARA DEFINIR ESTRATÉGIAS DE AÇÃO -- IMPACTOS DA ERUPÇÃO DO VULCÃO EM TONGA FORAM DETECTADOS NO LABORATÓRIO DO CBPF/MCTI -- INPE/MCTI FORMALIZA PARTICIPAÇÃO NO NOVO PROJETO PIRATA, REDE DE OBSERVAÇÃO NA REGIÃO DO ATLÂNTICO TROPICAL -- INSTITUTO NACIONAL DO SEMIÁRIDO BUSCA AMPLIAR ATUAÇÃO NO ESTADO DO CEARÁ -- 7 DE FEVEREIRO - PROGRAMA DO IBICT/UFRJ ABRE EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES.
2021_01_06_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBotetim diário MCTI de 06 de Janeiro de 2021-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2021-01-06Artigos: CNPEM/MCTI É DESTAQUE EM PESQUISAS PARA COMBATER FUTURAS PANDEMIAS -- FINEP E MCTI LANÇAM CHAMADA PÚBLICA DESTINADA A ICTS QUE ATUAM NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA -- EQUIPE DO INPE/MCTI INICIA PRIMEIRA INSPEÇÃO DO SATÉLITE AMAZÔNIA-1 NA ÍNDIA -- IBICT/MCTI: CONFIRA O ARTIGO “COTAS RACIAIS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS: IDENTIDADE, AUTORREFERÊNCIA E RECONHECIMENTO” -- ATÉ 18 DE JANEIRO – IMPA/MCTI -- INSCRIÇÕES PARA O PAPMEM ESTÃO ABERTAS -- POR MEIO DA REDEVIRUS MCTI, MINISTÉRIO INVESTIU EM CENTENAS DE PROJETOS EM COMBATE À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS --
2021_01_18_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBotetim diário MCTI de 18 de Janeiro de 2021-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2021-01-18Artigos: CTNBio/MCTI dá parecer positivo para biossegurança da vacina da Astrazeneca/Fiocruz/Oxford -- MCTI faz parte do programa Abrace o Marajó, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos --Startup apoiada pela Finep ganha prêmio internacional da ONU, em Viena -- Agência Espacial Brasileira/MCTI abre Consulta Pública à sociedade -- Governo federal, através do INSA/MCTI & da SUDENE/MDR destina R$ 1,3 milhão para a qualificação de pescadores e desenvolvimento de agroindústrias no Nordeste -- Em 2020, SEFIP/MCTI redobra esforços no financiamento da ciência, tecnologia e inovação
Certificação da qualificação de supervisores de radioproteção-Comissão Nacional de Energia Nuclear (Brasil) (CNEN)1999O objetivo desta Norma é estabelecer os requisitos necessários à certificação da qualificação de supervisores de radioproteção. Esta Norma aplicase às pessoas físicas candidatas à certificação da qualificação de supervisores de radioproteção em instalações nucleares ou em instalações radiativas sujeitas à autorização da CNEN, bem como àquelas que estejam no exercício das atividades de supervisores de radioproteção.
Formação de recursos humanos em áreas estratégicas de ciência, tecnologia e inovação-Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (Brasil) (CGEE)2010O objetivo deste estudo é contribuir para uma nova agenda de formação de recursos humanos, numa perspectiva de curto e médio prazo, em especial nas áreas que são mais estratégicas para consolidar a posição brasileira num cenário internacional inovador e altamente competitivo. Para a elaboração desta ação, o CGEE buscou trabalhar na direção dos seguintes setores produtivos: Siderurgia, Construção Civil, Cosméticos, Equipamento Médico-Hospitalar e Odontológico, Móveis, Têxtil e Confecções, Plásticos, Couro e Calçados, Automotivo e Aeronáutico. As tecnologias portadoras de futuro, Nanotecnologia e Biotecnologia, Tecnologia de Informação e Comunicação, Engenharia e Energia também foram analisadas. Dentro desse escopo, o estudo mostrou que novos arranjos institucionais começam a emergir, os atores se organizam para assegurar a formação de profissionais, e que as políticas públicas para a área educacional vêm apresentando novas diretrizes. Entretanto, são enormes os desafios que estão sendo superados. Maiores ainda os que ainda precisam ser enfrentados. A organização do nosso sistema escolar, a par de novas orientações em todos os níveis de ensino, permanece atrelada a fundamentos ideológicos e pedagógicos que não dão conta das exigências de mercado de trabalho cada vez mais diversificado e tecnologicamente sofisticado. Mesmo os sistemas considerados promissores e estabelecidos em paradigmas gestados no processo de modernização da indústria brasileira, como aqueles do "Sistema S", estão reexaminando seus modelos, currículos e ferramentas de ensino sob o risco de serem superados por iniciativas de segmentos econômicos de maior eficiência e demanda de talentos. A própria universidade, instituição secular de grande resistência a mudanças, vem sofrendo alterações na forma de organizar o ensino e na definição de seus objetivos, abrindo espaços à cooperação com parceiros antes vistos como perigosos para sua "autonomia". Do lado empresarial acirra-se a crítica sobre a adequabilidade dos egressos do ensino superior aos requerimentos dos novos postos de trabalho.
2020_gestao_inovacao_mctic.pdf.jpgGestão da inovação no MCTIC: projetos 2018-2019Cunha, Alexandre Campos da; Volpe, Ana Paula Sampaio; Dultra, Anderson Zanati; Pereira, Antonia Maria Ramos Franco; Barros, Benedita da Silva; Barros, Bruno Montandon Noronha; Uechi, Cristina Akemi Shimoda; Alves, Daniela Reis; Querol, Diogo de Oliveira; Lousada, Eduardo Soriano; Bellucci, Felipe Silva; Mitkiewicz, Fernando André Coelho; Miranda, Fernando Franca e Gomes de; Silva, Leonardo Jordão da; Xavier, Lúcia Helena da Silva Maciel; Toledo, Flávio Barbosa; Costa, Maíra Murrieta; Araujo, Marcondes Moreira de; Novais, Marcos Pereira de; Lyra, Pedro Lúcio; Castro, Ricardo Ferreira Vieira de; Figueiredo, Sergio Ferreira de; Velho, Sérgio Roberto Knorr; Saito, Silvia Midori; Teixeira, Suzana de Queiroz Ramos; Barbosa, Wesley Nogueira-2020A publicação reúne os 30 projetos inovadores dos servidores do MCTIC selecionados por meio do programa Innovation Management Professional (IMP) da School of International Business and Entrepreneurship da Steinbeis University (STEINBEIS-SIBE do Brasil). São projetos nas áreas de inovação empresarial, gerenciamento do conhecimento organizacional, produção de indicadores, avaliação de políticas públicas, desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas qualificadas entre outros.
2016_fernanda_pedrosa_dissertacao.pdf.jpgPolítica de educação profissional e tecnológica: análise da modalidade Pronatec Brasil Maior na perspectiva de seus implementadoresPedrosa, Fernanda Gomes-2016-05-24A política pública de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem sido considerada estratégica para os processos de inclusão social e de desenvolvimento científico e tecnológico do País, tanto nas economias desenvolvidas como nos países emergentes. No Brasil, até recentemente, essas políticas não foram bem sucedidas no atendimento às demandas dos setores produtivos, especialmente da indústria, sofrendo, porém, uma importante inflexão a partir do início deste século. O objetivo deste trabalho é investigar a política de EPT, de modo específico, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e descrever o processo de implementação da modalidade “PRONATEC Brasil Maior” (PRONATEC/BM), voltada a atender às demandas por qualificação profissional dos principais setores produtivos abarcados pelo Plano Brasil Maior (PBM). Ao analisar como se constituem os arranjos institucionais para a coordenação e implementação dessa política, além de seus resultados parciais, tratou-se de verificar em que medida tem sido eficaz esse arranjo proposto, que inova ao prever o mapeamento de demandas por qualificação profissional para a definição da oferta de cursos, mediante o contato direto com o setor empresarial. Por se tratar de iniciativa bastante recente e dada a escassa literatura sobre o assunto, optou-se por uma abordagem de pesquisa de caráter exploratório baseada em: análise da bibliografia disponível e de documentos oficiais; observação de alguns indicadores de execução do PRONATEC/BM; além de realização de entrevistas com os principais atores executores do Programa. O que se pretende com esse trabalho é ampliar a compreensão da experiência recente com a implementação do PRONATEC/BM, e oferecer informações que possam no futuro subsidiar análises mais abrangentes deste importante programa de qualificação profissional.
Qualificação de pessoal e certificação para ensaios não destrutivos em itens de instalações nucleares-Comissão Nacional de Energia Nuclear (Brasil) (CNEN)1999O objetivo desta norma é estabelecer os requisitos para a qualificação de pessoal, bem como a respectiva certificação , relativos às atividades de ensaios não destrutivos (END) de itens importantes à segurança de instalações nucleares
Requisitos para o registro de pessoas físicas para o preparo, uso e manuseio de fontes radioativas-Comissão Nacional de Energia Nuclear (Brasil) (CNEN)1998O objetivo desta Norma é regular o processo de registro de profissionais de nível superior habilitados para o preparo, o uso e o manuseio de fontes radioativas. Esta Norma se aplica às pessoas físicas, candidatas ao registro para o preparo, uso e manuseio de fontes radioativas em instalações radiativas, na indústria, na agricultura, no ensino e na pesquisa