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metadata.producao.dc.title: O programa de inclusão digital do governo brasileiro: análise sob a perspectiva da interseção entre ciência da informação e interação humano computador
metadata.producao.dc.title.alternative: The brazilian government for digital inclusion program: an analysis under the perspective of intersection between Information Science and human-computer interaction
metadata.producao.dc.contributor.author: Silva Neto, Calixto
metadata.producao.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/9276790146608164
metadata.producao.dc.contributor.advisor: Carvalho, José Oscar Fontanini de
metadata.producao.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/4036634283191761
metadata.producao.dc.date.issued: 2006
metadata.producao.dc.type: Dissertação
metadata.producao.dc.description.resumo: Estudo sobre análise do papel da Interação Humano-Computador na inclusão digital, pela perspectiva da Ciência da Informação, fazendo uma reflexão do Programa de Inclusão Digital do Governo Brasileiro. Discute a Interação Humano-Computador como um componente do processo de disseminação e recuperação da informação, por meio de computadores, analisando se a inclusão digital ocorre com agradabilidade aos usuários a ela destinados, e promove uma apoximação entre as áreas da Computação e da Ciência da Informação. Apresenta a Ciência da Informação e a Interação Humano-Computador com suas histórias, objetivos, evolução e justificativas. Discorre sobre as diversas variáveis implicadas no caso, como o computador, "softwares", memória, metáforas, modelo mental e a inclusão digital. Pesquisa, por meio de levantamento de dados e questionário, para investigar em escolas de Ensino Fundamental alguns dos resultados do Programa de Inclusão Digital do Governo Brasileiro.
metadata.producao.dc.description.abstract: This study aims at the analysis of the human-computer interaction within the scope of digital inclusion, through the perspective of Information Science by performing a reflection on the Brazilian Government Program for Digital Inclusion. The human-computer interaction is discussed as a component of the process of dissemination and recovery of information through computers, as well as whether digital inclusion is a agreeable to end-users, and if proximity of the areas of Computing and Information Science is provided. Information Science and human-computer interaction are presented through their stories, objectives, evolution and justification. Several variables implied are discussed such as the computer, software, memory, metaphors, mental model and digital inclusion. Research, conducted through data search and a questionnaire, aimed at assessing results of the Brazilian Government Program of Digital Inclusion in Elementary Schools.
metadata.producao.dc.language: pt_BR
metadata.producao.dc.publisher: Pontifícia Universidade Católica de Campinas
metadata.producao.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.producao.dc.subject: Inclusão digital
Ciência da informação
Software livre
metadata.producao.dc.rights.access: Acesso Aberto
metadata.producao.dc.identifier.uri: https://repositorio.mctic.gov.br/handle/mctic/3498
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