Browsing by Subject Gestão da qualidade


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Boletim de Serviço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, n. 02 - Suplementar, de 10 de fevereiro de 2023-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Instituto Nacional do Semiárido (Brasil) (INSA)2023-02-10-
Boletim de Serviço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, n. 03 - Suplementar, de 24 de fevereiro de 2023-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Instituto Nacional do Semiárido (Brasil) (INSA)2023-02-24-
Boletim de Serviço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, n. 09 - Suplementar, de 20 de maio de 2024-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Instituto Nacional do Semiárido (Brasil) (INSA); Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)--
Boletim de Serviço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, n. 13 - Suplementar 2, de 26 de Julho de 2024-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Instituto Nacional do Semiárido (Brasil) (INSA); Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (Brasil) (INPP); Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Brasil) (CEITEC)--
Boletim de Serviço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, n. 20, de 31 de outubro de 2024-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Centro de Tecnologia Mineral (Brasil) (CETEM); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Instituto Nacional do Semiárido (Brasil) (INSA)--
2022_bs_02_01_31.pdf.jpgBoletim de Serviço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, n. 02, de 31 de janeiro de 2022-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Centro de Tecnologia Mineral (Brasil) (CETEM); Instituto Nacional do Semiárido (Brasil) (INSA)2022-01-31-
2021_bs_05_03_10_supl_2.pdf.jpgBoletim de Serviço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, n. 05 - Suplementar 2, de 10 de março de 2021Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Instituto Nacional do Semiárido (Brasil) (INSA)-2021-03-10-
2021_bs_20_10_15.pdf.jpgBoletim de Serviço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, n. 20, de 15 de outubro de 2021-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Centro de Tecnologia Mineral (Brasil) (CETEM); Instituto Nacional do Semiárido (Brasil) (INSA)2021-10-15-
2011_marconi_albuquerque_tese.pdf.jpgModelos de ‘excelência’ gerencial nos institutos e centros de P&D brasileiros: entre falácias, modismos e inovaçõesAlbuquerque, Marconi Edson Esmeraldo-2011Este trabalho abre a caixa-preta do Modelo de Excelência Gerencial do Prêmio Nacional da Qualidade (MEG/PNQ) ao analisar a emergência e a difusão, os resultados e as limitações de um projeto vinculado a ele – o Projeto Excelência na Pesquisa Tecnológica (PEPT), da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI), voltado à melhoria da gestão de Institutos e Centros de Pesquisas (ICPs) no país. A dinâmica que se eleva da co-evolução de tecnologias, instituições e organizações é central no estudo, pois ajuda na compreensão do papel e da importância das organizações que produzem e disseminam conhecimento na constituição de Sistemas de Inovação – neste caso, ICPs – e sobre como elas tomam decisões e relacionam-se com outras organizações. Assim, a análise voltou-se à co-evolução de ICPs brasileiros que aderiram ao PEPT, mudanças no ambiente técnico-científico, assim como no contexto institucional (nacional e internacional). O PNQ encoraja ICPs a reverem e a aperfeiçoarem suas rotinas. Entretanto, a capacidade de inovação dos ICPs pode ser limitada, uma vez que, imersos em ciclos de melhoria contínua, estes podem não perceber mudanças no ambiente, nem que rotinas e capacidades prevalecentes podem não atender mais a novos problemas. Daí, a importância do PEPT em mobilizar os ICPs e em promover um fórum de discussão envolvendo técnicos dessas organizações. Embora o PEPT tenha ajudado ICPs a introduzirem novas rotinas e práticas na gestão de suas atividades de C,T&I, sua real contribuição é difícil de ser percebida, dentre outros aspectos, porque se limita em uma agenda micro-institucional, focada na otimização de práticas, insuficiente para promover mudanças expressivas nas organizações. Políticas públicas, juntamente com mudança na postura dos ICPs, devem sim convergir para definir os papéis destas organizações e sua contribuição ao desenvolvimento técnico-inovativo e sócio-econômico do país. A construção de capacidades de absorção parece ser uma estratégia importante para os ICPs, pois valorizam elementos como flexibilidade e autonomia, fundamentais nessas organizações.