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Antártica: ensino fundamental e ensino médio-Brasil. Ministério da Educação (MEC); Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); Brasil. Ministério do Meio Ambiente (MMA)2006A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação apresenta aos professores do ensino médio o volume 9 da Coleção Explorando o Ensino. Lançada em 2004, essa coleção tem o objetivo de apoiar o trabalho do professor em sala de aula, oferecendo-lhe material científico-pedagógico que permite aprofundar os conteúdos das áreas de conhecimento e disciplinas da educação básica e, ainda, sugerir novas formas de abordá-los em sala de aula. Estes dois volumes tratam dos estudos e das pesquisas relacionados ao continente antártico e às sensíveis mudanças climáticas a que está submetido.
2008_contribuicao_brasil_para_evitar_mudanca_clima.pdf.jpgContribuição do Brasil para evitar a mudança do clima-Brasil. Ministério das Relações Exteriores (MRE); Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); Brasil. Ministério do Meio Ambiente (MMA); Brasil. Ministério de Minas e Energia (MME); Brasil. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)2008A mudança do clima é provavelmente o desafio mais significativo do século XXI. Provocada por padrões não-sustentáveis de produção e consumo, a mudança do clima decorre do acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera ao longo dos últimos 150 anos, principalmente da queima de combustíveis fósseis. Dados e conclusões recentes dos Grupos de Trabalho do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima indicam, inequivocamente, que as atividades humanas são responsáveis pelo problema. Os impactos ambientais da mudança do clima – que já estão sendo sentidos – afetam a todos, mas principalmente os mais pobres e vulneráveis. Para os países em desenvolvimento, que contribuíram muito pouco para o problema, a mudança do clima cobrará um alto preço por seus esforços na busca do desenvolvimento sustentável. A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC) foi o caminho escolhido coletivamente pela comunidade internacional para criar um regime que fosse, ao mesmo tempo, eficiente no combate às causas do problema e eqüitativo na distribuição do ônus decorrente das medidas que devem ser tomadas para mitigá-lo. O Protocolo de Quioto à Convenção estabelece obrigações quantificadas de limitação ou redução de emissões para os países industrializados, relacionados no Anexo I da Convenção, com base no princípio das responsabilidades comuns mas diferenciadas dos países no que concerne à causa do problema.
National consultation meeting for creating a scientific advisory mechanism regarding policy decisions on the scope of the Convention on Biological Diversity and the Brazilian government : final report-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Brasil. Ministério do Meio Ambiente (MMA)2008Science strives to broaden our knowledge about the surrounding world, as well as to solve practical problems faced by society (Shrader-Frechette & McCoy 1993). However, the agent of these two actions is not always the same. The person making decisions is frequently in charge of solving problems and as such, in a scientific culture, is the main person responsible for translating science into decisions. The success of this relationship is readily measured through the fact that numerous common practices of the modern world result from science developments. Drori et al. (2003), for example, demonstrated science's success in problem- solving and its consequent globalization, a process now reaching a point where knowledge produced by a given country is almost imperceptibly absorbed by others. In general, this successful record seems to suggest that communication between scientists and decision-makers is problem-free, but this is hardly the case. For instance, while Brazil is placed among the 20 nations responsible for the greatest scientific impact in biodiversity- related subjects (e.g., Ecology and Environment, Botany and Zoology), the country still faces serious environmental problems related to deforestation and greenhouse gas emissions (Scarano 2007). Such problems also occur at the global level. To deal with them, the French government took the initiative to create an international advisory panel, the IMoSEB (International Mechanism of Scientific Expertise on Biodiversity), to establish a continuous consultation process among scientists and those in charge of making political decisions. With the creation of IMoSEB as a model, the Ministry of the Environment and the Ministry of Science and Technology took the initiative of gathering representatives from academia to promote national discussions, with the purpose of strengthening the relationship among government, decision-makers, and the science sector, which are all responsible for producing information. This meeting had the purpose of creating a mechanism to obtain advice from the research sector for developing the Brazilian stand point related to policy decisions concerning biological diversity and, therefore, also to provide scientific advice to the Convention on Biological Diversity (CBD). The directives established by this Convention and the decisions arising from each Conference of the Parties have become indispensable tools for the development of public policies by the Brazilian government. The communication problems among scientific community and decision-makers are frequently attributed to three fundamental differences in the nature of the work developed by both agents concerning: (i) priorities (e.g., Franck 1999); (ii) the different time scale of actions developed by each agent (e.g., Briggs 2006); and (iii) the different languages used (e.g., Briggs 2006). In general, the results of this meeting are clearly associated to these three considerable differences among scientists and decision-makers.
2014_projetos_apoiados_fundo_clima_nao_reembolsaveis_2011_2014.pdf.jpgProjetos Apoiados pelo Fundo Clima Recursos não-Reembolsáveis 2011 a 2014-Brasil. Ministério do Meio Ambiente (MMA)2014O Atlas, aqui apresentado, mostra um sumário dos projetos apoiados com re- cursos não reembolsáveis no período 2011 a 2014. Os projetos são desenvolvidos por instituições públicas federais, estaduais e municipais, bem como por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. O Atlas também traz uma análise sobre o acervo em execução no Fundo e informações resumidas acerca das características institucionais, técnicas e locacionais dos projetos.