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Plano diretor [CETEM]: 2006-2010-Centro de Tecnologia Mineral (Brasil) (CETEM)2006O Centro de Tecnologia Mineral - CETEM é um instituto de pesquisa de atuação nacional, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT. Desde a sua criação, em 1978, dedica-se ao desenvolvimento tecnológico nas áreas relacionadas com a tecnologia mineral. Desde a sua implantação, suas atividades são desenvolvidas com base em Programações Trienais de Pesquisa que, ao longo dos anos, foram aprimoradas, culminando com este Primeiro Plano Diretor (2006-2010), resultante de um Planejamento Estratégico patrocinado pelo MCT. Neste foi usada uma metodologia desenvolvida, especificamente, para as suas Unidades de Pesquisa.
Programa Nacional de Atividades Espaciais : PNAE : 2012-2021-Agência Espacial Brasileira (AEB)2012A tecnologia espacial é, sem dúvida, a de maior amplitude nesse cenário. O Brasil está assumindo definitivamente esse compromisso de soberania e autonomia plena, ao enfatizar, por meio do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), suas prioridades de integração da política espacial às demais políticas públicas em execução, fomentando a formação, captação e fixação de especialistas qualificados para dinamizar nossas atividades espaciais, reconhecendo o necessário domínio das tecnologias críticas e de acesso restrito, com participação da indústria, junto com a competência e o talento existente nas universidades e institutos de pesquisa nacionais. Ao Estado, compete utilizar seu poder de compra para mobilizar a indústria para o desenvolvimento de sistemas espaciais completos e estimular a criação de empresas integradoras na indústria espacial, elevando a política espacial à condição de Política de Estado, firmando o interesse estratégico e geopolítico das atividades espaciais, que fortalecem a autonomia e soberania do Brasil. O Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) teve antecipada sua revisão, prevista para acontecer somente em 2014, exatamente porque recepciona essas mudanças no cenário estratégico do Estado, com novas oportunidades sendo criadas pelo Governo Federal: o programa para o desenvolvimento de tecnologias críticas; as ações de absorção tecnológica no contexto do desenvolvimento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC); os novos direcionamentos dos Fundos Setoriais; a Estratégia Nacional de Defesa (END); as ações da Agenda Tecnológica Setorial (ATS) no contexto do Plano Brasil Maior; a atuação especial do Programa Ciência Sem Fronteiras para área espacial; as iniciativas legislativas para a desoneração do setor, dentre outras ações de governo. E essa é a culminância de uma política voltada ao crescimento e desenvolvimento do Brasil, claramente demonstrado na gestão da Presidenta Dilma Rousseff, que reassumiu e confirmou o compromisso de seu antecessor com o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação no País. Nesse momento, nessa nova fase que se descortina à área espacial, as indústrias nacionais do setor são chamadas a serem protagonistas e os projetos estruturantes e mobilizadores definidos pelo Programa serão os propulsores tecnológicos e de pesquisa capazes de organizarem a cadeia produtiva nacional e ampliarem o mercado de bens e serviços espaciais. O trabalho na elaboração da revisão contou com amplo debate e participação de todas as instituições que representam o setor espacial, e sua contribuição não poderia deixar de ser reconhecida por meio dos meus mais sinceros agradecimentos: Ministério da Defesa, por meio do Comando da Aeronáutica; Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB); ao Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira, e, a esta última, o meu agradecimento especial, por ter tido a honra e grata satisfação de presidir e contribuir para a construção dessa nova escalada rumo ao futuro espacial brasileiro.
Modelo padrão para relatório de análise de segurança de fábricas de elementos combustíveis-Comissão Nacional de Energia Nuclear (Brasil) (CNEN)1980O objetivo desta Norma é estabelecer o MODELO PADRÃO PARA RELATÓRIO DE ANÁLISE DE SEGURANÇA DE FÁBRICAS DE ELEMENTOS COMBUSTÍVEIS, compreendendo o formato de apresentação, a natureza, e o grau de detalhamento, da informação mínima exigida pela CNEN para avaliar os respectivos pedidos de Licença de Construção ou de Autorização para Operação, efetuados de acordo com a legislação vigente.
Inventário da coleção de objetos de ciência e tecnologia do Museu de Astronomia e Ciência Afins-Museu de Astronomia e Ciências Afins (Brasil) (MAST)2011O acervo museológico do Museu de Astronomia e Ciências Afins MAST- MCTI é composto por objetos do diferentes tipologias, entre as quais destaca - se a do objetos científicos e tecnológicos (C&T). Esta colégio apresenta até o momento cerca do 2000 objetos procedentes do Observatório Nacional - ON, do Instituto de Engenharia Nuclear - IEN, do Centro de Tecnologia Mineral - CETEM, além de doações particulares. Os itens da coleção foram utilizados em serviços e pesquisas cientificas ou de desenvolvimento tecnológico em suas instituições de origem e foram, em sua maioria, fabricados no exterior entre os séculos XIX e XX. O inventário é um documento que comprova a posse dos objetos de uma coleção museológica e oferece "... um quadro exato das aquisições, visto que, apresenta uma posição sobre o acervo de forma coletiva, onde todos os objetos devem estar inventariados." Trata-se, portanto, de um instrumento legal no qual aparecem informações que identificam cada objeto componente de uma coleção. Os inventários museológicos produzidos pelo MAST não devem ser entendidos em seu sentido mais tradicional, mas sim como instrumentos de disseminação e divulgação dos acervos do próprio museu ou de acervos de C&T de interesse histórico que tenham sido inventariados pela equipe do museu.
Instituto de Engenharia Nuclear-Comissão Nacional de Energia Nuclear (Brasil) (CNEN)2002-
Critérios gerais de projeto para usinas de reprocessamento de combustíveis nucleares-Comissão Nacional de Energia Nuclear (Brasil) (CNEN)1979O objetivo desta Norma é estabelecer os Critérios Gerais de Projeto (CGP ) para usinas de reprocessamento de combustíveis nucleares a serem licenciadas de acordo com a legislação vigente.
Relatório anual 2009: Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer-Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (Brasil)2009Trata-se do primeiro relatório anual público do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, CTI, que pretendemos editar anualmente a partir deste. Consideramos esta prática muito salutar, constituindo uma ferramenta para avaliações internas e externas e, sobretudo, para a divulgação das atividades. Esta divulgação permite fomentar novos interessados nos resultados e/ou estabelecimento de novas demandas e parcerias. A missão do CTI resume-se em "gerar, aplicar e disseminar conhecimentos em Tecnologia da Informação, em articulação com os agentes socioeconômicos, promovendo inovações que atendam às necessidades da sociedade". Esta missão implica numa forte interação com a sociedade em geral, com empresas e com a comunidade de pesquisa e acadêmica. Devemos dar suporte ao desenvolvimento industrial, transformando conhecimento científico e tecnológico em bens e produtos para a sociedade. Com base na missão apresentada, desenvolvemos vários projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, em parceria com empresas, bem como com universidades. Várias destas parcerias se dão na forma de redes de pesquisa, algumas das quais descritas neste relatório. Iniciamos o relatório com uma breve descrição dos nossos dez laboratórios ou divisões tecnológicas. Na sequência apresentamos de forma sucinta os 58 projetos em andamento no CTI, agrupados nas áreas de microeletrônica, software, aplicações e de participação em redes. Mesmo não sendo foco de atuação do CTI, contribuímos também com a formação de recursos humanos, que resumimos na sequência. Um resumo dos nossos indicadores de gestão e a lista de divulgação científica são apresentado na parte final do relatório. Consideramos as atividades em andamento no CTI de maior relevância para o desenvolvimento do país, tendo em vista o impacto das tecnologias da informação sobre nossa sociedade e economia. Os semicondutores têm sido a base da revolução ocorrida nas áreas de informática, automação e telecomunicações, entre outras, viabilizando o advento da sociedade da informação. Alimentam um mercado de produtos eletrônicos e de prestações de serviço que representam 10% do PIB mundial (US7,8 trilhões em 2007), 25 vezes maior que sua própria indústria. Esta participação deve crescer significativamente nos próximos anos com a introdução de novas aplicações e ampliação das existentes. Como exemplos, citamos a substituição das atuais lâmpadas de filamento e fluorescentes por lâmpadas de diodos semicondutores emissores de luz (LED); o emprego de dispositivos semicondutores na construção em larga escala de redes inteligentes de energia elétrica (smart grids) visando a redução de falhas e maior eficiência energética; o uso generalizado de redes de sensores com aplicações revolucionárias que beneficiarão quase todas atividades de uma sociedade moderna, notadamente, na agricultura, na saúde, no controle ambiental, nos processos industriais, na identificação automática de mercadorias e objetos, no controle de tráfego, etc. O uso de micro e nano-dispositivos sensores e atuadores (conhecidos como MEMS - Micro-Electro-Mechanical Systems) e de sistemas de células fotovoltaicas para geração de energia limpa são também exemplos de aplicações das tecnologias de microeletrônica que farão crescer sua importância para a sociedade. Todos estes dispositivos permitem o desenvolvimento de sistemas complexos, onde o projeto dos componentes, do software embutido e das aplicações deve ser considerado de forma integrada e não isolada.
Modelo padrão para relatório de análise de segurança de usinas de produção de hexafluoreto de urânio natural-Comissão Nacional de Energia Nuclear (Brasil) (CNEN)1983objetivo desta Norma é estabelecer o modelo padrão para relatório de análise de segurança de usinas de produção de hexafluoreto de urânio natural, compreendendo o formato de apresentação, a natureza, e o grau de detalhamento, da informação mínima exigida pela Comissão Nacional de Energia Nuclear CNE
Ensaios sobre a sustentabilidade da mineração no Brasil-Centro de Tecnologia Mineral (Brasil) (CETEM)2002Conteúdo: O trabalho pretende apresentar o atual debate sobre o conceito de desenvolvimento sustentável. Esta reflexão é oportuna, este termo tem sido "apropriado" por diversos segmentos da sociedade: ambientalistas, políticos e cientistas, que se referem ao mesmo como um conceito aprioristico. O uso frequente do termo, se por um lado é um sinal importante, pois demonstra certa aderência ao mesmo, por outro lado, a sua falta de conceituação resulta num esvaziamento de conteúdo, sendo muitas vezes confundido com uma simples preocupação ambiental. Este problema se torna mais sério quando se necessitam definir estratégias de ação, uma vez que, a não clareza conceitual leva a uma menor transparência dos caminhos para o atingir. A preocupação pelo conceito de desenvolvimento sustentável não é meramente acadêmica, mas sim prática, sem a qual se dispõe, apenas, de um termo vazio sem qualquer utilidade, exceto, como um recurso de retórica modernizante. Pode-se ver, no presente trabalho, que este esforço conceitual começou precisamente pelos órgãos e organismos de meio ambiente ao nível internacional, responsáveis pela definição de estratégias de ação concretas, e perpassa, como não podia deixar de ser, a academia preocupada com um maior rigor conceitual.
Projeto inovar: ações e resultados-Financiadora de Estudos e Projetos (Brasil) (FINEP)2001A Financiadora de Estudos e Projetos FINEP empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação no País, em consonância com as metas e prioridades estabelecidas pelo Governo Federal. A FINEP privilegia, em sua atuação, o apoio a empresas e instituições que investem no desenvolvimento de novos produtos e processos, na busca contínua da inovação e da liderança tecnológica. O processo de inovação é apoiado em todas as suas etapas e dimensões: da pesquisa em laboratório ao desenvolvimento de mercados para produtos inovadores; da incubação de empresas de base tecnológica à estruturação e consolidação dos processos de pesquisa e desenvolvimento das empresas já estabelecidas. A FINEP esforça-se para criar um ambiente de negócios favorável ao investimento em P&D, buscando reduzir o custo e simplificar o acesso aos recursos financeiros e à informação necessários ao processo de inovação. O Projeto Inovar, aqui apresentado, é fruto desse esforço.
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