Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/4779
metadata.clima.dc.title: Estimativas anuais de emissões de gases de efeito estufa no Brasil
metadata.clima.dc.contributor.author1: Autor::Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)
metadata.clima.dc.contributor.other: Outro Autor::Secretaria de Políticas para Formação e Ações Estratégicas (SEFAE)
Outro Autor::Coordenação-Geral do Clima (CGCL)
metadata.clima.dc.date.issued: 2020
metadata.clima.dc.description.resumo: O Brasil instituiu a Política Nacional sobre a Mudança do Clima (PNMC), por meio da Lei 12.187/2009, que define o compromisso nacional voluntário de adoção de ações de mitigação com vistas a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) entre 36,1% e 38,9% em relação às emissões projetadas para 2020. Segundo o Decreto 9.578/2018, a projeção de emissões de gases de efeito estufa para 2020 foi estimada em 3,236 Gt CO2eq. Dessa forma, a redução correspondente aos percentuais estabelecidos para esse ano encontra-se entre 1,168 Gt CO2eq e 1,259 Gt CO2eq, respectivamente. A fim de acompanhar o cumprimento do compromisso nacional voluntário para a redução das emissões até o ano de 2020, conforme previsto no Art. 12 da Lei 12.187/2009, foi estabelecido pelo Decreto 9.578/2018 que serão publicadas estimativas anuais de emissões de gases de efeito estufa do Brasil em formato apropriado para facilitar o entendimento por parte dos segmentos da sociedade interessados. De acordo com o Decreto 9.172/2017, a elaboração dessas estimativas, bem como o aprimoramento da metodologia de cálculo da projeção de emissões, é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Adicionalmente, foi estabelecido que o MCTIC divulgará anualmente os resultados das Estimativas por meio do Sistema de Registro Nacional de Emissões Sirene, instituído por esse decreto como o instrumento oficial do governo para mensuração, relato e verificação (MRV) das emissões de GEE. A quinta edição das Estimativas Anuais apresenta os resultados das emissões no país para os anos de 2011 a 2016, elaboradas tomando-se por base a metodologia empregada nos relatórios de referência setoriais4 do Terceiro Inventário Nacional5 que contemplou as emissões para a séria histórica de 1990 a 2010. Cabe ressaltar que este presente exercício não tem a mesma acurácia reservada ao Inventário Nacional. As Estimativas foram submetidas a processo de validação por especialistas, como parte do processo de controle e garantia de qualidade. Os comentários recebidos foram analisados pela equipe e incorporados, quando pertinentes, ao escopo do exercício. Além disso, em relação à edição anterior destas Estimativas, as atualizações a partir de novos dados disponíveis estão descritas neste relatório.
metadata.clima.dc.identifier.isbn: 9788588063914
metadata.clima.dc.description: Errata para a 5. ed. impressa e eletrônica, publicada em 20 de novembro de 2020.
metadata.clima.dc.subject: Assunto::Mudança do clima
Assunto::Poluição atmosférica
Assunto::Efeito estufa
Assunto::Poluição industrial
Assunto::Monitoramento ambiental
metadata.clima.dc.identifier.uri: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/4779
Appears in Collections:Publicações - clima

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_estimativas_anuais_emissoes_gases_efeito_estufa_brasil.pdfEstimativas Anuais de Emissões de Gases de Efeito Estufa no Brasil5.4 MBAdobe PDFView/Open
2020_estimativas_anuais_emissoes_gases_efeito_estufa_brasil_errata.pdfErrata - 5. ed.617.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.