Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/4930
metadata.producao.dc.title: O projeto Hackatruck como um caso prático para capacitação tecnológica itinerante no Brasil
metadata.producao.dc.contributor.author: Souza, Rubens Caetano Barbosa de
metadata.producao.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/1189717173143641
metadata.producao.dc.contributor.advisor: Granville, Lisandro Zambenedetti
metadata.producao.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/8501956419094089
metadata.producao.dc.date.issued: Sep-2019
metadata.producao.dc.type: Dissertação
metadata.producao.dc.description.resumo: A presente dissertação constitui-se de um Estudo de Caso sobre um formato de capacitação tecnológica proposto por empresas e instituições das áreas das tecnologias da informação e comunicação (TIC) visando minimizar um grave problema nacional: a deficiência de recursos humanos qualificados, frente aos desafios impostos pela intensificação do processo de digitalização que alcança os mais diferentes setores socioeconômicos, problema que poderá agravar-se com a consolidação da Internet das Coisas e o paradigma da Indústria 4.0. Trata-se do projeto Hackatruck, que resultou de iniciativa das empresas Flextronics, Apple e IBM, juntamente com o Instituto Eldorado, de Campinas, que firmaram parcerias com instituições de ensino superior para que alunos universitários possam obter experiência com ferramentas e metodologia que estimulem o desenvolvimento de soluções baseadas em software. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a eficácia desse projeto como prática de capacitação tecnológica para alunos do ensino superior do Brasil. Para isso, foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar os resultados gerados pelo projeto Hackatruck; investigar a importância acadêmica e profissional do projeto Hackatruck para os discentes; e investigar a percepção dos alunos do projeto Hackatruck quanto a eficácia da capacitação tecnológica realizada por meio da metodologia de aprendizagem baseada em desafios. O processo metodológico utilizado nesta dissertação foi do tipo quali-quantitativo, por meio de entrevistas, análise documental e aplicação de questionários para coleta das informações para as análises e investigações propostas. Como principal resultado desta dissertação pode-se destacar a avaliação positiva da proposta pedagógica formulada por meio do projeto Hackatruck, denotada por indicadores de aprendizagem, dos alunos que participaram desse projeto. Além disso, os estudos realizados para atender a um dos objetivos específicos desta dissertação, resultou na submissão de um artigo científico à revista “Informática na educação: teoria & prática”.
metadata.producao.dc.description.abstract: This dissertation is a case study about a technological training format proposed by companies and institutions in the area of information and communication technologies (ICT) aiming to minimize a serious national problem: the lack of qualified human resources, facing the challenges imposed by the intensification of the digitization process that reaches the most different socioeconomic sectors, a problem that could be aggravated by the consolidation of the Internet of Things and the Industry 4.0 paradigm. This is the Hackatruck project, which resulted from the initiative of Flextronics, Apple and IBM, together with the Eldorado Institute of Campinas, which have partnered with higher education institutions so that university students can gain experience with tools and methodology that stimulate the development of software based solutions. The general objective of this paper is to evaluate the effectiveness of this project as a technology training practice for higher education students in Brazil. For this, the following specific objectives were defined: to analyze the results generated by the Hackatruck project; investigate the academic and professional importance of the Hackatruck project for students; and to investigate Hackatruck students' perceptions of the effectiveness of technology training through the challenge-based learning methodology. The methodological process used in this dissertation was qualitative and quantitative, through interviews, document analysis and application of questionnaires to collect information for the proposed analyzes and investigations. The main result of this dissertation can be highlighted the positive evaluation of the pedagogical proposal formulated through the Hackatruck project, denoted by learning indicators, of the students who participated in this project. In addition, studies conducted to meet one of the specific objectives of this dissertation resulted in the submission of a scientific article to the journal "Informatics in education: theory & practice".
metadata.producao.dc.description: Linha de Pesquisa: Educação Científica: Processos de ensino e aprendizagem na escola, na universidade e no laboratório de pesquisa.
metadata.producao.dc.language: pt_BR
metadata.producao.dc.publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
metadata.producao.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
metadata.producao.dc.subject: Capacitação tecnológica
Desenvolvimento de software
Tecnologia da informação e da comunicação – TIC
Aprendizagem
Aplicativos e conteúdos digitais
metadata.producao.dc.rights.access: Acesso Aberto
metadata.producao.dc.identifier.uri: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/4930
Appears in Collections:Produção científica dos servidores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_rubens_souza_dissertacao.pdfRubens Souza - Dissertação (2019)1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.