Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/4980
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRusso, Filipe Albuquerque Ito-
dc.contributor.authorSant’Anna, Nanahira de Rabelo e-
dc.contributor.authorImai, Rodrigo Hidek-
dc.date.accessioned2023-02-13T21:46:57Z-
dc.date.available2023-02-13T21:46:57Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/4980-
dc.descriptionArtigo publicado na Revista Científica Campus Party, nov. 2022pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subjectEducação digitalpt_BR
dc.titleAvanços recentes em inteligências artificiais sintetizadoras de imagens: relato de experiência educacional com o uso de dall-e e dreampt_BR
dc.typeArtigo de revistapt_BR
dc.rights.licenseAtribuição (CC BY) - Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito ao autor pela criação original. Fonte: https://br.creativecommons.org/licencas/pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8022636770176492pt_BR
dc.rights.accessAcesso Abertopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa potencialidades em síntese criativa a partir do uso de inteligências artificiais (IAs) sintetizadoras de imagens, com base em experimentações das ferramentas Midjourney, Craiyon, Dream e DALL-E, realizadas durante debate interativo online com estudantes de Ensino Médio Técnico. Apresenta-se um relato da experiência educacional, a qual incluiu divulgação científica, letramento digital e computacional e educação midiática, a partir de discussões e reflexões sobre os conceitos de inteligência, IA e inteligência natural (IN). O artigo exibe um resumo do evento, das impressões e produções do público participante, assim como propõe o conceito de síntese criativa como a produção, por sistemas inteligentes, de respostas adaptativas frente às adversidades postas. A educação sobre e com IA se mostra necessária e urgente, uma vez que as disrupções provocadas por seus usos já impactam todos os setores estratégicos das nações. Os resultados da experiência relatada indicam interesse da juventude em compreender e se apropriar das tecnologias de IA.pt_BR
Appears in Collections:Produção científica dos servidores

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_nanahira_santanna_artigo.pdf272.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.