Browsing by Subject Aplicativos e conteúdos digitais


or enter first few letters:  
Showing results 1 to 6 of 6
PreviewTitleAuthor(s)???itemlist.dc.contributor.author1???Issue Date???itemlist.dc.description.resumo???
2021_09_17_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 17 de Setembro de 2021-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2021-09-17ARTIGOS: MARCOS PONTES É NOMEADO EMBAIXADOR HONORÁRIO DO MOVIMENTO BRASIL, PAÍS DIGITAL -- DIRETOR DO MCTI RECEBE CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO PELA ATUAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS -- APLICATIVO BRASILEIRO VENCE FÓRUM DE JOVENS CIENTISTAS DO BRICS -- PROCESSO SELETIVO ABRE POSSIBILIDADE DE CONTRATAÇÃO PARA ATUAR EM EVENTO INTERNACIONAL -- REDE NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA (RNP/MCTI) COMPLETA 32 ANOS NESTE SÁBADO (18) -- CRESCIMENTO DAS STARTUPS NO BRASIL É O TEMA DO CIÊNCIA É TUDO -- NOTA DE FALECIMENTO – ALFREDO MARQUES DE OLIVEIRA, PROFESSOR EMÉRITO DO CBPF/MCTI
2020_12_23_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 23 de dezembro de 2020-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2020-12-23ARTIGOS: EMBRAPII/MCTI TRIPLICOU O APOIO A PROJETOS DE INOVAÇÃO EM SAÚDE EM 2020 -- RNP/MCTI DEBATE OS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA -- COOPERAÇÃO BRASIL-SUÉCIA TEM HISTÓRICO DE SUCESSO E PREVÊ NOVA CHAMADA EM 2021 -- SATÉLITE SINO-BRASILEIRO CBERS 04A COMPLETA UM ANO EM ÓRBITA -- SUBSECRETÁRIO DE UNIDADES VINCULADAS DO MCTI VISITA OBSERVATÓRIO NACIONAL E MAST -- USP CONCEDE TÍTULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA A JORGE GUIMARÃES, DIRETOR-PRESIDENTE DA EMBRAPII/MCTI -- APLICATIVO DESENVOLVIDO COM APOIO DO CNPq/MCTI INDICA RISCO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PARA MULHERES -- ACOMPANHE O CANAL YOUTUBE.COM/MCTIC E ASSISTA AS LIVES E ENTREVISTAS CONCEDIDAS
2022_01_04_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim diário MCTI de 4 de janeiro de 2022-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2022-01-04Artigos: CNPq/MCTI recebe R$ 100 milhões do FNDCT para chamada universal para apoiar mais de 2 mil projetos -- EMBRAPII/MCTI reúne gigantes de TIC e Startups em consórcios para inovação -- Cientista brasileiro descobre 301 exoplanetas em estágio da NASA com apoio da AEB/MCTI -- ‘Equacionei possibilidades para o futuro da filha de agricultores’ -- Pesquisadores do ON/MCTI fornecem posições precisas dos 5 maiores satélites de Urano -- Artigo apresenta dados sobre a produção de trabalhos científicos sobre COVID-19 -- O céu na palma da mão - curso com pesquisadores do MAST/MCTI ajuda manusear o App Stellarium -- Inscrições abertas para o XX programa de verão do LNCC até 16 de janeiro de 2022.
2021_01_11_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBotetim diário MCTI de 11 de Janeiro de 2021-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2021-01-11Artigos: Brasil e Japão assinam acordo de cooperação em tecnologiias para grafeno e nióbio -- Pesquisadores brasileiros da área de redes participam de workshop da National Science Foundation -- Aplicativo “Sobrevidas” possibilitará levantar dados e histórias das pessoas afetadas na tragédia da Região Serrana do RJ -- CGEE se consolida como observatório em tendências de CT&I -- MCTI publica portaria interna de combate ao assédio moral -- Elaboração da estratégia nacional e apoio a cadeias produtivas foram principais ações do MCTI em bioeconomia
2021_01_20_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBotetim diário MCTI de 20 de Janeiro de 2021-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2021-01-20Artigos: Lei de TICs: decreto presidencial facilita o incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação -- Ministro Marcos Pontes e ministra da agricultura, Teresa Cristina, discutem iniciativas na área de metereologia -- Ministro recebe startup brasileira vencedora de prêmio internacional com App para pessoas com autismo -- Bate-papo C&T no dia a dia destaca disversas ações do MCTI no combate à covid-19 -- Nota de pesar: Richard Carl Vogt, especialista em tartarugas do INPA, morre aos 71 anos -- 20 de janeiro, às 19h - "O céu em sua casa" lua e aglomerados de estelares -- Até 15 de fevereiro - IMPA está com inscrições abertas para o prolímpico
2019_rubens_souza_dissertacao.pdf.jpgO projeto Hackatruck como um caso prático para capacitação tecnológica itinerante no BrasilSouza, Rubens Caetano Barbosa de-2019-09A presente dissertação constitui-se de um Estudo de Caso sobre um formato de capacitação tecnológica proposto por empresas e instituições das áreas das tecnologias da informação e comunicação (TIC) visando minimizar um grave problema nacional: a deficiência de recursos humanos qualificados, frente aos desafios impostos pela intensificação do processo de digitalização que alcança os mais diferentes setores socioeconômicos, problema que poderá agravar-se com a consolidação da Internet das Coisas e o paradigma da Indústria 4.0. Trata-se do projeto Hackatruck, que resultou de iniciativa das empresas Flextronics, Apple e IBM, juntamente com o Instituto Eldorado, de Campinas, que firmaram parcerias com instituições de ensino superior para que alunos universitários possam obter experiência com ferramentas e metodologia que estimulem o desenvolvimento de soluções baseadas em software. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a eficácia desse projeto como prática de capacitação tecnológica para alunos do ensino superior do Brasil. Para isso, foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar os resultados gerados pelo projeto Hackatruck; investigar a importância acadêmica e profissional do projeto Hackatruck para os discentes; e investigar a percepção dos alunos do projeto Hackatruck quanto a eficácia da capacitação tecnológica realizada por meio da metodologia de aprendizagem baseada em desafios. O processo metodológico utilizado nesta dissertação foi do tipo quali-quantitativo, por meio de entrevistas, análise documental e aplicação de questionários para coleta das informações para as análises e investigações propostas. Como principal resultado desta dissertação pode-se destacar a avaliação positiva da proposta pedagógica formulada por meio do projeto Hackatruck, denotada por indicadores de aprendizagem, dos alunos que participaram desse projeto. Além disso, os estudos realizados para atender a um dos objetivos específicos desta dissertação, resultou na submissão de um artigo científico à revista “Informática na educação: teoria & prática”.