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2020_12_04_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 04 de dezembro de 2020-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2020-12-04ARTIGOS: CIÊNCIA E TECNOLOGIA VÃO AJUDAR A TRANSFORMAR EDUCAÇÃO, AFIRMA MINISTRO -- PRÊMIO MERCOSUL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIVULGA VENCEDORES -- CDTN/CNEN LANÇA PRIMEIRO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE REJEITOS RADIOATIVOS DO BRASIL -- MATRIZ DOS NÍVEIS DE PRESERVAÇÃO DIGITAL DE 2019 É TRADUZIDA PARA O PORTUGUÊS PELO GRUPO DE PESQUISA DRÍADE, DO IBICT/MCTI -- INPE/MCTI PATENTEIA NOVO CONCEITO DE RADIADOR ESPACIAL -- RNP/MCTI: ESR RECEBE PRÊMIO EM EAD POR MELHOR PLATAFORMA CUSTOMIZADA -- 5 DE DEZEMBRO ÀS 8H30 – CIÊNCIA É TUDO LEMBRA O DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS -- 7 A 13 DE DEZEMBRO – VEM AÍ A EDIÇÃO PRESENCIAL DA 17ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SNCT), EM BRASÍLIA
2022_06_21_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 21 de Junho de 2022-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2022-06-21ARTIGOS: MEC LANÇA POLÍTICA PARA RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA -- COMITIVA DO MCTI ENCERRA AGENDA OFICIAL NA FRANÇA -- SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES APRESENTA PAUTAS PRIORITÁRIAS AO MCTI -- COMPETIÇÃO DE DRONES PREMIA TECNOLOGIAS DE DETECÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS -- EM 18 DE JUNHO DE 1913 ERA REGULAMENTADA A HORA LEGAL BRASILEIRA -- PESQUISA DA USP DESVENDA ETAPAS INICIAIS DA RESPIRAÇÃO CELULAR POR SIMULAÇÕES COM O SUPERCOMPUTADOR SANTOS DUMONT -- INVERNO 2022 COMEÇA NESTA TERÇA, DIA 21 DE JUNHO -- BIOMODELOS 3D POSSIBILITAM CIRURGIAS COM MENOR RISCO
2020_08_26_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 26 de agosto de 2020-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2020-08-26ARTIGOS: MINISTRO PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA CASA VERDE E AMARELA E RECEBE DEPUTADO FEDERAL EVAIR MELO (PP/ES) -- CHAMADA PÚBLICA LANÇADA EM TEMPO RECORDE PELA FINEP/MCTI APOIARÁ 53 SOLUÇÕES INOVADORAS PARA AUXILIAR NO COMBATE À COVID-19 -- IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA REDE NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA (RNP)/MCTI -- PARCEIROS APOIAM AÇÕES DE COMBATE À COVID-19 EM QUILOMBOS DE GURUPÁ -- IÊDA CAMINHA É NOMEADA DIRETORA DO INT/MCTI -- EMBRAPII/MCTI ALCANÇA MARCA DE 1 MIL PROJETOS EM INOVAÇÃO -- INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PRIMEIRO TREINAMENTO ONLINE DO PROGRAMA GLOBE -- INPA/MCTI DISPONIBILIZA CARTILHA SOBRE DEFENSIVOS NATURAIS PARA CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS -- 26 DE AGOSTO, ÀS 11H – ENTREGA DO PRÊMIO MULHERES INOVADORAS -- DE 31 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO - AGLOMERADOS DE GALÁXIAS SÃO TEMA DE DISCUSSÃO POR ESPECIALISTAS DO MUNDO INTEIRO
2013_ana_gama_tese.pdf.jpgCompetência informacional: aprendizado individual ao longo da vidaGama, Ana Claudia Soares Cavalcante-2013-04-18Esta pesquisa foi direcionada à identificação de uma definição válida para competência informacional em publicações sobre o tema, bem como buscou identificar quais são os processos de aprendizagem vivenciados pelos profissionais da informação para o alcance da sua competência informacional. As etapas da pesquisa incluíram a seleção de extratos literários utilizando artigos, pesquisas e livros publicados em diversos países e a avaliação dos profissionais da informação (servidores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e tecnologia (IBICT)) para a obtenção de um percentual de concordância, identificando a origem da aprendizagem. A metodologia usada para o desenvolvimento desta pesquisa foi a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). A fundamentação teórica considerou trabalhos publicados sobre o assunto ou a ele relacionados no período compreendido entre 1968 e 2012, em três idiomas (português, espanhol e inglês), que se encontram publicados em vários países, tais como: Estados Unidos, Austrália, Espanha, México, Turquia, Chile, Portugal, Brasil e Egito. Das referências, foram extraídos padrões e conceitos, posteriormente agrupados por similaridade, gerando três categorias: conhecimento, habilidades e atitudes. As categorias e suas descrições conceituais fundamentaram as perguntas do questionário de coleta de dados. Os resultados revelaram elevado percentual de concordância, com variações entre 83% e 100%, indicando que a competência informacional é o resultado de um processo de aprendizagem ao longo da vida que incorpora não só a aprendizagem de conhecimento, mas a aprendizagem de habilidades e atitudes, compondo três grandes categorias (conhecimentos, habilidades e atitudes) que suportam conceitos e padrões, que evoluem de forma cumulativa, ou seja, cada novo aprendizado se soma aos adquiridos anteriormente, preparando o indivíduo para a resolução de problemas de maior complexidade. Ao final da pesquisa foi possível observar que a expectativa inicial, de encontrar os cursos/treinamentos como sendo a principal fonte desse tipo de aprendizagem, estava errada e ficou classificada em terceiro lugar, atrás do esforço pessoal (primeiro lugar) e da aprendizagem que ocorre no trabalho ou com especialistas (segundo lugar). Esse resultado destaca a importância da auto motivação e da autodeterminação para a aprendizagem que leva ao alcance da competência informacional. A tese apresenta uma proposta teórica sobre competência informacional e os diferentes tipos de aprendizagem vivenciadas pelos integrantes das amostras (pré-teste e teste).
2019_rubens_souza_dissertacao.pdf.jpgO projeto Hackatruck como um caso prático para capacitação tecnológica itinerante no BrasilSouza, Rubens Caetano Barbosa de-2019-09A presente dissertação constitui-se de um Estudo de Caso sobre um formato de capacitação tecnológica proposto por empresas e instituições das áreas das tecnologias da informação e comunicação (TIC) visando minimizar um grave problema nacional: a deficiência de recursos humanos qualificados, frente aos desafios impostos pela intensificação do processo de digitalização que alcança os mais diferentes setores socioeconômicos, problema que poderá agravar-se com a consolidação da Internet das Coisas e o paradigma da Indústria 4.0. Trata-se do projeto Hackatruck, que resultou de iniciativa das empresas Flextronics, Apple e IBM, juntamente com o Instituto Eldorado, de Campinas, que firmaram parcerias com instituições de ensino superior para que alunos universitários possam obter experiência com ferramentas e metodologia que estimulem o desenvolvimento de soluções baseadas em software. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a eficácia desse projeto como prática de capacitação tecnológica para alunos do ensino superior do Brasil. Para isso, foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar os resultados gerados pelo projeto Hackatruck; investigar a importância acadêmica e profissional do projeto Hackatruck para os discentes; e investigar a percepção dos alunos do projeto Hackatruck quanto a eficácia da capacitação tecnológica realizada por meio da metodologia de aprendizagem baseada em desafios. O processo metodológico utilizado nesta dissertação foi do tipo quali-quantitativo, por meio de entrevistas, análise documental e aplicação de questionários para coleta das informações para as análises e investigações propostas. Como principal resultado desta dissertação pode-se destacar a avaliação positiva da proposta pedagógica formulada por meio do projeto Hackatruck, denotada por indicadores de aprendizagem, dos alunos que participaram desse projeto. Além disso, os estudos realizados para atender a um dos objetivos específicos desta dissertação, resultou na submissão de um artigo científico à revista “Informática na educação: teoria & prática”.
2017_karina_vidal_tese.pdf.jpgTecnologia digital na escola: contribuição do setor de TIC para apoio ao processo ensino-aprendizagemVidal, Karina Domingues Bressan-2017-06-17As tecnologias digitais têm mudado o comportamento dos estudantes. Por consequência, as escolas começaram gradativamente a implantar nas salas de aula computadores, projetores, lousas digitais, tablets, e softwares educacionais como apoio no processo ensino-aprendizagem. Este novo cenário, apesar de apresentar desafios e incertezas, cria novas oportunidades como a transformação de uma sala de aula expositiva e tradicional para um ambiente que estimula o aprender e a construção coletiva. Este trabalho estudou os impactos destas tecnologias digitais nas salas de aula e, também, a contribuição do Setor Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC com seus equipamentos e softwares desenvolvidos localmente para apoio ao processo ensino-aprendizagem. Foram pesquisadas vinte e três Empresas e dois Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento que investiram em Pesquisa e Desenvolvimento em TIC na área educacional. A pesquisa foi qualitativa, do tipo estudo de caso e descritiva, apoiada por entrevistas semiestruturadas. A pesquisa mostrou que as Empresas e os Institutos têm desenvolvido ferramentas que apoiam o processo de ensino-aprendizagem, estão alinhadas com mercado mundial e reconhecem o professor como agente principal da mudança. No que tange ao Governo Federal, na percepção dos representantes do MEC, as TIC têm um papel muito importante para apoiar o processo de ensino-aprendizagem e preparar o aluno para o mercado de trabalho. Entretanto, o foco do Ministério da Educação (MEC) é no aluno e não na criação de ferramentas de inovação educacional, além disto reconhecem que é necessário melhorar, com urgência, a qualidade e o acesso à internet nas escolas, mas ainda persiste o grande problema que é a falta de recursos financeiros.