Browsing by Subject Manejo animal


or enter first few letters:  
Showing results 1 to 6 of 6
PreviewTitleAuthor(s)???itemlist.dc.contributor.author1???Issue Date???itemlist.dc.description.resumo???
2020_10_07_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 07 de outubro de 2020-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2020-10-07ARTIGOS: “NOS ÚLTIMOS 4 ANOS, O MPEG/MCTI CATALOGOU 301 NOVAS ESPÉCIES”, AFIRMA DIRETORA -- MARCOS PONTES VISITA MUSEU GOELDI/MCTI NO ANIVERSÁRIO DE 154 ANOS DA INSTITUIÇÃO -- MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI, O “CORAÇÃO VERDE DE BELÉM DO PARÁ” -- QUARTA, 7/10 - MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS (MAST/MCTI) PARTICIPA DO MÊS NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES -- MATEMÁTICA É ALIADA NO COMBATE A FUTURAS PANDEMIAS -- EMPREGO E FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES NO BRASIL TÊM AUMENTO EXPRESSIVO, APONTA ESTUDO DO CGEE/MCTI -- PESQUISA DA ÁREA DE BIOFABRICAÇÃO RECEBE PRÊMIO CAPES DE TESE EDIÇÃO 2020 -- CETEM/MCTI MANTÉM O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DA COMPETÊNCIA COMO PRODUTOR DE MATERIAL DE REFERÊNCIA DE MINÉRIOS E MINERAIS -- 7 DE OUTUBRO, ÀS 18H30 – INPA/MCTI PROMOVE WEBINAR SOBRE DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DAS TECNOLOGIAS SOCIAIS NA AMAZÔNIA -- 7 DE OUTUBRO, ÀS 15H - 1° CICLO DE DEBATE VIRTUAL ABORDARÁ AS POTENCIALIDADES DA MANIÇOBA NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL
2020_09_17_boletim_diario_mcti.pdf.jpgBoletim Diário MCTI de 17 de setembro de 2020-Brasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)2020-09-17ARTIGOS: MCTI PARTICIPA DA CAMPANHA “VEM BRINCAR COMIGO 2020” -- STARTUP DESENVOLVE DETECTOR DE RAIO-X PIONEIRO NO BRASIL -- MOSAICO DO BRASIL COM IMAGENS DO SATÉLITE CBERS-4 É DISPONIBILIZADO PELO INPE/MCTI -- PRIMEIRO SATÉLITE CUBESAT DESENVOLVIDO POR EMPRESA BRASILEIRA FINALIZA TESTES AMBIENTAIS -- FÓRUM RNP/MCTI 2020 SERÁ DIGITAL E PROMOVE UM ENCONTRO COM O FUTURO -- AUSÊNCIA DE CHUVAS TENDE A MATAR AS FLORESTAS TROPICAIS, APONTA EXPERIMENTO -- ESTUDO DO INPA/MCTI INVESTIGA OCORRÊNCIA DE MORBILIVÍRUS EM BOTOS DE RESERVA -- INSTITUTO MAMIRAUÁ/MCTI ABRE INSCRIÇÕES PARA TRÊS BOLSAS DE PESQUISA NA AMAZÔNIA -- REVISTA LOGEION PUBLICA NOVO NÚMERO -- 17 DE SETEMBRO, ÀS 15H - MANEJO DE PATOS E PERUS NO SEMIÁRIDO -- 19 DE SETEMBRO, ÀS 8H30 – PROGRAMA “CIÊNCIA É TUDO”
Emissões de metano por fermentação entérica e manejo de dejetos de animaisLima, Magda Aparecida de; Pessoa, Maria Conceição Peres Young; Neves, Marcos Corrêa; Carvalho, Elton César de-2010-
Influência de diferentes sistemas de manejo sobre parâmetros comportamentais, produtivos e de qualidade de carne de bovinos confinadosNunes, Bruno César Prosdocimi-2009O presente estudo teve como objetivo investigar a influência de diferentes sistemas de manejo sobre a reatividade, parâmetros produtivos e de qualidade de carne e carcaça de bovinos confinados. Para isso, foram utilizados 50 novilhos Nelore, alocados em confinamento sob dois sistemas diferentes quanto ao manejo, o tradicionalmente empregado em fazendas (MT) e o baseado em princípios racionais de trabalho e na biologia dos bovinos, conhecido popularmente como manejo racional ou gentil (MR). Os animais de ambos os tratamentos receberam a mesma dieta e ficaram em confinamento por 126 dias (± 18 dias). Foram colhidas, durante os manejos de pesagem em brete, informações quanto ao ganho diário de peso (GDP) e reatividade (através do Escore de Comportamento Composto – ECC). Calculou-se, ao fim do confinamento, o ganho diário médio de peso (GDPtot). Durante o abate, foram colhidas informações quanto à reatividade dos bovinos no bloco de atordoamento (ECCabt). Durante a desossa, foram registradas informações quanto à coloração (L*, a* e b*) das amostras de Longissimus dorsi colhidas, três de cada animal, uma para cada tempo de maturação (0, 7 e 14 dias). Após o período de maturação, procedeu-se com as análises de perdas de água por exsudação (PAE) e por cozimento (PAC), bem como de força de cisalhamento (MAC). Os resultados indicam que ocorreram influencias dos sistemas de manejo nas características PAE e MAC, com valores superiores e inferiores, respectivamente, em MR. Ocorreram influencias na interação tratamento e manejos ocorridos no GDP, com resultados superiores em MT. No parâmetro MAC ocorreu diferença significativa em relação aos dias de maturação, com diminuição ao longo do tempo de maturação, além de diferenças nos tratamentos na carne não maturada, com valores inferiores para MR. As características Contusões (totais, no dianteiro, na ponta de agulha e no traseiro), ECCabt, de coloração (L*, a* e b*) e de PAC não apresentaram diferenças significativas entre os tratamentos ou suas interações. Constatou-se melhor qualidade de carne de animais MR, porém com ganhos de peso ligeiramente inferiores aos do MT. A reatividade apresentou tendência de diminuição ao longo do confinamento, com valores ligeiramente inferiores para animais MR nos manejos de pesagem em brete e mais acentuados no momento do abate.
Setor agropecuária: emissões de metano por fermentação entérica e manejo de dejetos de animaisBerndt, Alexandre; Lemes, Amanda Prudêncio; Romero, Laura Alexandra; Sakamoto, Leandro Sannomiya; Lima, Magda Aparecida deBrasil. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)2015Este relatório apresenta a caracterização da pecuária brasileira e as estimativas de emissão de metano (CH4) proveniente da fermentação entérica e do manejo de dejetos animais no país. As emissões de CH4 geradas pela pecuária foram estimadas para o período de 1990 – 2010 utilizando as Diretrizes Revisadas de 1996 do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima – IPCC ou, de forma abreviada, Guidelines 1996, complementados pelo Guia de Boas Práticas e Gerenciamento de Incertezas em Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa, Good Practice Guidance 2000.
Setor agropecuária: subsetor manejo de dejetosPicharillo, Maria Erika; Faria, Fabrício Firmino de-2020-