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metadata.producao.dc.title: Telecentro como instrumento de inclusão digital para o e-gov brasileiro
metadata.producao.dc.title.alternative: Telecentro as an instrument of digital inclusion for the Brazilian e-gov
metadata.producao.dc.contributor.author: Darelli, Lúcio Eduardo
metadata.producao.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/3086446372187849
metadata.producao.dc.contributor.advisor: Hoeschl, Hugo Cesar
metadata.producao.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/9904758502427633
metadata.producao.dc.date.issued: Jul-2002
metadata.producao.dc.type: Dissertação
metadata.producao.dc.description.resumo: O centro de Telesserviços comunitário, ou o TELECENTRO como ficou conhecido, nasceu nos países nórdicos como programa de inclusão digital e acessibilidade tecnológica à população em geral. Historicamente, no Brasil, em outubro de 1992, foi inaugurado o primeiro telecentro da América Latina, na cidade de Brusque em Santa Catarina. Foi um dos primeiros projetos de inclusão digital promovido pelo governo federal. A partir de 2000, o governo implantou o programa de e-Gov com vistas a levar maior número de serviços públicos à população através da internet e outros meios de acessibilidade. A proposta central deste trabalho consiste em demonstrar que, a questão de acessibilidade pública e inclusão digital em massa, passam necessariamente por um processo de aculturação e disseminação tecnológica através de ambiente de telecentros. O mesmo seria uma grande fonte de Tecnologia da Informação à uma parcela significativa da sociedade. O TELECENTRO, torna-se assim, um grande alavancador sócio-econômicocultural, além de um poderoso instrumento de cidadania na atual sociedade da informação.
metadata.producao.dc.description.abstract: As know as the TELECENTRO Community teleservices centers was founded in the Northern European countries and provides broad acccess to technological resources through the telecommunications and digital inclusion. In Brazil, historically, in October 1992, the first Latin American TELECENTRO was set up in the state of Santa Catarina, sited in Brusque city. It was one of the very first projects on digital inclusion hold by brazilian government. From 2000 and on, the govern installed the eletronic government (e-Gov), whose goal was to bring asmany public services as possible to the overall population via Internet and other access means. This work aims to demonstrete that the massive public access to the information as well as digital inclusion issues certainly flows through a cultural process of its technological dissemination. This process is fairly granted by a TELECENTRO environment. Thus, the TELECENTRO is not only a great information technology source but also a structure that remarkably leverages social, economical and cultural aspects of the society, being a powerful instrument of citizenship in the current information society indeed.
metadata.producao.dc.language: pt_BR
metadata.producao.dc.publisher: Universidade Federal De Santa Catarina - UFSC
metadata.producao.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
metadata.producao.dc.subject: Assunto::Inclusão digital
Assunto::Telecentro
Assunto::Governo eletrônico
metadata.producao.dc.rights.access: Acesso Aberto
metadata.producao.dc.identifier.uri: https://repositorio.mctic.gov.br/handle/mctic/3515
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