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metadata.producao.dc.title: A integração de redes sociais e tecnológicas: análise do processo de comunicação para inclusão digital
metadata.producao.dc.contributor.author: Mendonça, Ana Valéria Machado
metadata.producao.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/9570611542344742
metadata.producao.dc.contributor.advisor: Miranda, Antonio Lisboa Carvalho de
metadata.producao.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/4421435908492751
metadata.producao.dc.date.issued: 2007
metadata.producao.dc.type: Tese
metadata.producao.dc.description.resumo: Esta Tese trata da validação de um processo de comunicação a ser aplicado às pesquisas em inclusão digital. Ela tem por base as teorias aplicadas às Ciências da Informação (CI) e da Comunicação (CC), e suas evoluções, para uso das Tecnologias para a Informação e Comunicação (TICS). O estudo analisa a experiência brasileira do Programa Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC), ao longo dos quatro anos da sua implantação e funcionamento, em 3.850 Pontos de Presença (PPs), localizados nas mais diferentes regiões do país. Toma como ponto de partida o levantamento teórico dos processos de comunicação até então sugeridos na bibliografia de referência desde Aristóteles até 2003, quando em 2005 é apresentada por esta pesquisa uma primeira síntese da abordagem que tem como objetivo analisar os diversos modelos dos processos de comunicação, discutindo resultados que apontem para um novo, com ênfase nos processos de inclusão digital e as sociedades da informação e da comunicação, analisando os resultados da validação por meio da produção de conteúdos, dos efeitos da recepção e mediação para a aplicabilidade social do método aqui desenvolvido em forma de oficinas de multiplicadores em projetos comunitários. O objetivo geral do estudo foi validar um processo de comunicação a ser aplicado às pesquisas em inclusão digital, com os indivíduos, famílias e comunidades, a partir da produção de conteúdos nos Pontos de Presença do Programa GESAC, no período de 2005 a 2007. E a hipótese central consistiu em saber se o processo de comunicação para recepção e mediação desse conjunto informacional utilizado pelos usuários do Programa GESAC quando participam da elaboração de conteúdos, facilita na aplicabilidade social da inclusão digital. Fundamenta-se na teoria da Ação Comunicativa, de Habermas, e foi ancorado no método da pesquisa-ação. A pesquisa enquadra-se no tipo qualitativa, onde seus métodos e técnicas constaram em coletar, analisar e interpretar os discursos dos sujeitos coletivos selecionados. Estes foram analisados, organizados, reunidos e sintetizados a partir da técnica de análise de discurso denominada de Discurso do Sujeito Coletivo DSC, de Lèfevre e Lèfevre. Utilizou- se como instrumento de coleta do material discursivo questionários e roteiros de entrevistas. A análise dos dados e dos discursos apontou para as dimensões explicativas da validação do Processo de Comunicação Todos-Todos para inclusão digital e concretizou-se sob dois pontos de vista: o primeiro, referente ao modelo conceitual e o segundo pelo aspecto empírico da pesquisa para atendimento aos seus objetivos específicos. Isto se deu por meio de conteúdos produzidos pelos usuários do Programa, os efeitos da recepção pela identidade cultural das comunidades envolvidas, a mediação pelo acesso à educação e a aplicabilidade social desta iniciativa de governo nos sujeitos da pesquisa por intermédio das oficinas de alfabetização em informação e comunicação. A discussão dos resultados também encontrou dificuldades no processo de aprendizagem e na formação de redes sociais eficazes à política. Detém-se à conclusão, aspectos relevantes sobre a identificação das problemáticas da gestão, dificuldades conceituais acerca do modelo de inclusão digital, a ausência de políticas de monitoramento e avaliação do GESAC, além das práticas pedagógicas em campo utilizadas pelos Implementadores Sociais.
metadata.producao.dc.description.abstract: The objective of this thesis is to evaluate a process of communication that will be used in researches on digital literacy (digital inclusion). It is based in theories applied to Information Science and Communication Science and their developments, in order to be used on Information and Communication Technology. The study analyzes the Brazilian experience with the Digital Government Program - Citizen's Service (GESAC) during four years after the implementation and functioning of 3,850 FTTH (Fiber-to-the-home) sites located in different regions of the country. The theoretical research of the processes of communication suggested in the bibliography from Aristoteles to 2003 is the starting point of this work. In 2005, this research has presented one preliminary synthesis of approach with the objective of analyzing the different models of communication processes, discussing results which lead to new models with emphasis in the process of digital literacy and information and communication societies, analyzing the results of the validation through content production and the effects of the reception and mediation to the social applicability of the method developed resulting in community projects training offices. The overall objective of this study was to evaluate a new model of communication process to be applied in researches on digital literacy with individuals, and individuals and community starting from the production of contents in the FTTH sites of GESAC program, from 2005 to 2007. The first central hypothesis consisted in acknowledging whether the process of communication for the reception and mediation of this set of information used by GESAC program users facilitates the social applicability of the digital literacy when they participate in the elaboration of the contents. It is based in the Habermas theory of the Communicative Action and supported by the method of research-action. The research is classified in the qualitative type where the methods and techniques are based in collecting, analyzing and interpreting the discourses of selected collective subjects. The subjects discourses were analyzed, organized, collected and synthesized through the technique of discourse analysis known as Lèfevre and Lèfevre Collective Subject Discourse (CSD). Questionnaires and interviews were used to collect discursive material. The data and discourse analysis highlighted the explicative dimensions of the validation of Todos-Todos Communication Process and were accomplished under two points of view: first, related to the conceptual model and second, through the empirical aspect of the research in order to fulfill all the specific objectives. It happened through the content produced by the system users, the effects of the acceptance by the cultural identity of the communities involved, the mediation of the access to education and social applicability of this govern initiative together with the subjects of this research in the computer literacy and communication workshops. The discussion of the results also found difficulties related to the learning process and formation of social nets that are efficient for this policy. In the conclusion, relevant aspects about the identification of problems in the management, conceptual difficulties about the model of digital inclusion, the lack of monitoring and assessment policies at GESAC were discussed, besides the pedagogical practices in loco used by the Social Implementation individuals.
metadata.producao.dc.description: RESUMEN Esta tesis trata de la evaluación de un nuevo proceso de comunicación que será aplicado a las investigaciones en inclusión digital. Ella tiene como base las teorías aplicadas a las Ciencias de la Información (CI) y de la Comunicación (CC), y sus evoluciones, para uso de las Tecnologías para la Información y Comunicación (TICs). El estudio analiza la experiencia brasileña del Programa Gobierno Electrónico Servicio de Atención al Ciudadano (GESAC), a lo largo de los cuatro años de la implantación y funcionamiento, en los 3.850 Puntos de Presencia (PPs), localizados en las más diferentes regiones del país. Toma como punto de partida el levantamiento teórico de los procesos de comunicación hasta ahora sugeridos en la bibliografía de referencia desde Aristoteles hasta 2003, cuando en 2005 es presentada por esta investigación una primera síntesis del abordaje, que tiene como objetivo analizar los diversos modelos de los procesos de comunicación, discutiendo resultados que apunten para uno nuevo, con énfasis en los procesos de inclusión digital y las sociedades de la información y de la comunicación, analizando los resultados de la validación por medio de la producción de contenidos, de los efectos de la recepción y mediación para la aplicabilidad social del método, aquí desarrollado, en forma de talleres de multiplicadores en proyectos comunitarios. El objetivo general del estudio fue evaluar un proceso de comunicación a ser aplicado a las pesquisas en inclusión digital junto a los individuos, familias y comunidades, a partir de la producción de contenidos en los Puntos de Presencia del Programa GESAC, en el período de 2005 a 2007. Y la hipótesis central consistió en saber si el proceso de comunicación para recepción y mediación de ese conjunto de informaciones utilizado por los usuarios del Programa GESAC cuando participan de la elaboración de contenidos, facilita en la aplicabilidad social de la inclusión digital. Se fundamenta en la teoría de la Acción Comunicativa, de Habermas, y fue apoyado en el método de la pesquisa-acción. La investigación se encuadra en el tipo cualitativa, donde sus métodos y técnicas constaron en colectar, analizar e interpretar los discursos de los sujetos colectivos seleccionados. Estos fueron analizados, organizados, reunidos y sintetizados a partir de la técnica de análisis de discurso denominada de Discurso del Sujeto Colectivo – DSC, de Lèfevre y Lèfevre. Se Utilizó como instrumento de colecta del material discursivo cuestionarios y gión de entrevistas. El análisis de los datos y de los discursos tomó por base las siguientes dimensiones explicativas del acceso al Proceso de Comunicación Todos-Todos para inclusión digital ese concretizó bajo dos puntos de vista: el primero, se refiere al modelo conceptual y el segundo por el aspecto empírico de la investigación para atender a sus objetivos específicos. Esto se diu através de contenidos producidos por el Programa, los efectos de la recepción por la identidad cultural de las comunidades envolvidas, la intermediación por el acceso a la educación y la aplicabilidad social de esta iniciativa de gobierno junto a los sujetos de la investigación por intermedio de los talleres de alfabetiazción en información y comunicación. La discución de los resultados también encontró dificultades en el processo de aprendizage y en la información de redes sociales eficazes a la política. La conclusión detiene aspectos relevantes sobre la identificación de las problemáticas de la gestión, dificultades conceptuales sobre el modelo de inclusión digital, la ausensia de política de monitoramento e evaluación del GESAC, fuera de las prácticas pedagógicas en campo utilizadas por los Implementadores Sociales.
metadata.producao.dc.language: pt_BR
metadata.producao.dc.publisher: Universidade de Brasília - UnB
metadata.producao.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
metadata.producao.dc.subject: Assunto::Ciência da informação
Assunto::Inclusão digital
Assunto::Comunicação e tecnologia
Assunto::Tecnologia da informação e da comunicação – TIC
Assunto::Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão- GESAC
metadata.producao.dc.rights.access: Acesso Aberto
metadata.producao.dc.identifier.uri: https://repositorio.mctic.gov.br/handle/mctic/3520
Appears in Collections:Produção científica dos servidores

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