Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/5661
metadata.biocombustiveis.dc.title: Testes e ensaios para validação do uso da mistura biodiesel B5 em motores e veículos
metadata.biocombustiveis.dc.contributor.author1: Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)
metadata.biocombustiveis.dc.contributor.other: Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC)
metadata.biocombustiveis.dc.contributor: Duarte Filho, Adriano
Andrade, Edilson Bernardim
Menezes, Rafael Silva
metadata.biocombustiveis.dc.publisher: Ministério da Ciência e Tecnologia
metadata.biocombustiveis.dc.date.issued: 2009
metadata.biocombustiveis.dc.description.resumo: Com a criação do Programa Nacional de Produção e uso de Biodiesel - PNPB e a aprovação da Lei 11.097/05, que estabelece o percentual obrigatório de 5% de adição de biodiesel ao diesel, exigiu-se, por parte do Programa, a realização de testes e ensaios em motores, visando a validação do uso da mistura B5, para assegurar ao consumidor final a manutenção da garantia de veículos e equipamentos. Neste sentido, sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia, formatou-se a estrutura de um Programa de Testes e Ensaios em Motores e Veículos com Biodiesel. A implementação e execução desse programa iniciou-se com a criação de uma comissão técnica, reunindo representantes das instituições: Anfavea, Sindipeças, Tecpar, IPT, Petrobrás/Cenpes, MME, MDIC, Ibama e ANP. O planejamento, monitoramento e avaliação dos resultados de todos os testes e ensaios são realizados sob a responsabilidade da referida comissão. Vários testes em frotas cativas de veículos leves e pesados, de motores em bancadas e motores estacionários, vêm sendo conduzidos em parceria com diversas instituições e empresas públicas e privadas de diferentes estados brasileiros. Desde o início do PNPB, em 2004, o MCT destinou recursos para esta ação. As empresas participantes, como contrapartida, financiaram grande parte dos recursos diretos e indiretos necessários para a realização dos testes. O MCT reconhece a importância de todos os atores envolvidos no programa testes - fabricantes de veículos e de partes e peças, órgãos ambientais, pesquisadores, universidades, institutos de pesquisas, produtores de biodiesel, laboratórios, distribuidoras de combustível, frotistas, concessionários, mecânicos e motoristas -, cujas participações contribuíram efetivamente para os resultados obtidos. Esta publicação apresenta os principais resultados dos testes realizados com a mistura de 5% de biodiesel ao diesel (B5) no âmbito do PNPB. As informações resultantes desses testes constituem um conjunto singular de conhecimento da utilização de misturas biodiesel em veículos comerciais e são importantes para subsidiar as decisões para o desenvolvimento do programa.
metadata.biocombustiveis.dc.description: Conteúdo: 1. Contexto -- 1.1. Aspectos do mercado de óleo diesel no Brasil -- 1.2. Aspectos do mercado de biodiesel no Brasil -- 2. Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) -- 3. Programa de Testes Ensaios em Motores com o Combustível B5 -- 4. Metodologia aplicada nos testes -- 4.1. Testes em frota -- 4.1. Testes em banco dinamométrico -- 5. Caracterização e resultados dos testes em frota com combustível B5 -- 5.1. Considerações -- 5.2. Projeto bomba rotativa -- 5.3. Projeto unit pump system (UPS) -- 5.4. Projeto common rail -- 5.5. Projeto unit injector system (UIS) -- 6. Caracterização e resultados dos testes em banco dinamométrico -- 6.1. Considerações -- 6.2. Fabricantes de motores -- 6.3. Centro de Pesquisa e Tecnologia -- 7. Qualidade dos combustíveis -- 7.1. Considerações -- 7.2. Resultados observados -- 7.3. Ocorrência -- 8. Aspectos relativos à condições de estocagem dos combustíveis -- 9. Qualidade do óleo lubrificante -- 10. Conclusões -- 10.1. Qualidade dos combustíveis -- 10.2. Desempenho dos motores e veículos -- 10.3. Efeito em motores, seus sistemas e componentes -- 10.4. Emissões de poluentes -- 11. Equipe de coordenação e execução -- 12. Projetos suplementares - 12.1 Teste B30 com a Peugeot e Citroën -- 12.2. Teste com motores off-read -- 12.3. Teste B20 com motor Mercedes-Benz do Brasil -- 12.4. Testes em gerador de eletricidade - ensaio de partida de motor com mistura B5 envelhecida -- 13. Referência bibliográfica
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel; Programa de Testes e Ensaios em Motores com Biodiesel, Resultados do Programa de Validação da Mistura B5.
metadata.biocombustiveis.dc.subject: Biodiesel
Motor de combustão interna
Veículo automotor
metadata.biocombustiveis.dc.identifier.uri: https://repositorio.mcti.gov.br/handle/mctic/5661
Appears in Collections:Publicações - biocombustíveis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_teste_ensaios_para_validacao_uso_mistura_biodiesel_b5_motores_veiculos.pdf20.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.